SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA PLANEJAMENTO DA BNCC

EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Um grande evento foi realizado quinta-feira, 18 de outubro de 2018, no Centro Catequético, (foi o dia D) de discussão da implementação da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). O evento reuniu grande parte da classe de educadores do município, em prol de buscar os avanços para educação infantil e ensino fundamental.

Na formação da mesa a presença de autoridades, conselho municipal da educação, ao lado da equipe de coordenação pedagógica do município, destaque para a presença do vice prefeito, Gildeon Silva, os vereadores: Zé Lima e Raquel Pereira, que fizeram uso da palavra frente aos professores que lotaram o auditório.

O evento em São Pedro da Água Branca, ocorreu durante todo o dia, e contou com apresentações folclóricas e palestras com a finalidade de promover tanto o controle da aprendizagem dos estudantes, como dos professores e das próprias escolas do município.
O que é a BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação. Longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que visa a orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma.

Isso significa que a Base estabelece os objetivos de aprendizagem que se quer alcançar, por meio da definição de competências e habilidades essenciais, enquanto o currículo irá determinar como esses objetivos serão alcançados, traçando as estratégias pedagógicas mais adequadas.

Sendo assim, a BNCC não consiste em um currículo, mas um documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem os seus currículos. Os currículos devem estar absolutamente sintonizados com a nova BNCC, cumprindo as diretrizes gerais que consagram as etapas de aprendizagem que devem ser seguidas por todas as escolas.

• 30/10/2018